Geada agrava risco climático de lavouras já afetadas por seca



Ouça este conteúdo
Parar este conteúdo

Nos últimos dias, uma massa de ar frio, na retaguarda de uma frente fria, avançou pelo Sul do Brasil, provocando a formação de geada, em várias localidades da região. O fenômeno atingiu áreas da região, desde a madrugada da última terça-feira, dia 29 de junho.

O que chamou atenção, além de muito frio, foram as condições ideais para a formação de geada. Teve inclusive formação de gelo, nas rodovias das Serras Gaúcha e Catarinense.

A área em azul, no mapa acima, indica uma condição de tempo favorável, para formação de geadas, nas baixadas e vales acima dos 400 metros, mais ampla e forte acima dos 800 metros.

Inclusive, nesta quinta-feira, dia 1º de julho, o meteorologista e geoprocessador Humberto Barbosa, fundador do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), fez uma transmissão AO VIVO sobre esse assunto, pelas redes sociais do Laboratório @Lapismet.

Foi uma aula gratuita e inédita, sobre “Monitoramento da Influência da geada e friagem na produtividade agrícola". Para assistir à gravação, clique no link acima. 

O fato é que a geada e a friagem, dos últimos 3 dias, já provocaram danos irreversíveis às lavouras de café, milho e cana-de-açúcar, no Centro-Sul brasileiro.

É por isso que Humberto Barbosa mostrou, de forma realmente profunda, todos os aspectos relacionados ao monitoramento e prevenção, do risco climático da geada e friagem, com uso de dados de satélites.

Produtores do Centro-Sul brasileiro já amargam prejuízos

É comum que depois de uma geada forte, produtores ainda esperem 10 dias, para saber a real dimensão das perdas nas lavouras. Mas, desta vez, já se observam áreas agrícolas onde o estrago foi irreversível.

O frio intenso e a geada, dos últimos três dias, causaram prejuízos a produtores rurais, de algumas áreas do Centro-Sul do País. A geada da madrugada de ontem, dia 30 de junho, atingiu áreas produtoras de cana-de-açúcar, desde o Rio Grande do Sul até o norte de São Paulo.

Segundo o meteorologista, as perdas causadas ao milho, pela geada, deverão ficar mais evidentes nos próximos dias, até porque há previsão de a geada voltar na sexta-feira, dia 02 de julho, ao Paraná, onde os termômetros podem marcar 2 graus Celsius.

O milho já tinha sofrido muito dano ontem, dia 30 de julho, e nesta quinta-feira, 1º de julho, o frio se expandiu para todo o norte do Paraná e centro-sul de Mato Grosso do Sul.

De acordo com Humberto Barbosa, do Laboratório Lapis, geadas moderadas e fracas estão previstas, para esta sexta-feira, dia 02 de julho, em algumas regiões agrícolas, prejudicando a cultura do milho e da cana-de-açúcar – ambas já sofrem perdas significativas pela seca.

O período do inverno não é o mais indicado para o cultivo da cana-de-açúcar, no Mato Grosso do Sul. O motivo é de ser um período ser de alto risco climático (nos meses de junho, julho e agosto, há menos umidade no solo e no ambiente, além das baixas temperaturas). E agora, a geada apareceu para aumentar ainda mais esse risco, afetando a produção.

A geada que havia feito estrago em áreas de milho, no Paraná e Mato Grosso do Sul – já atingidas pela seca – foram mais amplas nesta quarta-feira, e o frio intenso deve continuar na quinta-feira.

O cenário reafirma a necessidade de monitoramento, com uso de dados de satélites, para apoiar a tomada de decisão na agricultura. Por isso, aproveite e inscreva-se para a Maratona Lapismet de “Geoprocessamento, Mapas e Agrometeorologia”, clicando neste link. Faltam apenas 20 dias para o evento 100% gratuito e online.

Entenda o impacto da geada nas lavouras

O centro da massa de ar seco e frio, de origem polar, avançando em direção ao Paraná e São Paulo, tem contribuído para a intensificação do frio, com temperaturas negativas e consequentemente o aumento do risco, para formação de geada forte e abrangência, em vários municípios do Centro-Sul do País.

Em Agronomia, entende-se geada como o fenômeno que provoca a morte das plantas ou de partes da sua estrutura (folhas, caule, frutos e ramos), em função da baixa temperatura do ar, que acarreta congelamento dos tecidos vegetais, havendo, ou não, formação de gelo sobre a planta. Com isso, lavouras precisam ser colhidas antecipadamente, perdendo produtividade.

E dependendo do aspecto visual (aparência) da geada, há alguns termos normalmente empregados em agrometeorologia:

1) Geada negra: em condições de pouca umidade. Com isso, a planta “queima” ou “seca”, porque o que se congela são os seus fluidos, principalmente o café;

2) Geada branca: em condições de maior umidade do ar, quando efetivamente existe o congelamento de água.

No aspecto do risco climático para as lavouras, as geadas variam com a espécie, e com o estádio fenológico das plantas, quando ocorre.

Temperatura do ar -2 oC pode ser a temperatura crítica mínima, abaixo da qual se iniciam os danos nas plantas de espécies menos resistentes, como banana, mamoeiro e arroz. Para as espécies mais resistentes, como o cafeeiro, cana-de-açúcar e citrus, o limite é de -4 oC.

A geada é um dos fenômenos atmosféricos típicos do inverno. Quando a saturação do ar úmido se dá com uma temperatura inferior a 0 oC, pode ocorrer sublimação com formação de gelo. Se esse processo ocorrer junto da superfície, forma-se geada. Pode ser classificada, dependendo do processo de formação:

1) Geada de advecção: injeção de ar com temperaturas muito baixas;

2) Geada de radiação: resfriamento intenso da superfície, que perde energia durante as noites de céu limpo e sob o domínio de sistemas de alta pressão;

3) Geada mista: ambos as situações acima.

De acordo com o meteorologista Humberto Barbosa, do Lapis, a geada deve permanecer até esta sexta-feira, dia 02 de julho.

*Post atualizado em: 02.07.2021, às 08h11. 

COMO CITAR ESTE ARTIGO:

LETRAS AMBIENTAIS. [Título do artigo]. ISSN 2674-760X. Acessado em: [Data do acesso]. Disponível em: [Link do artigo].

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos:



Artigos Relacionados

Agricultura

Mapeamento destaca áreas com perda de lavouras no Brasil

Agricultura

Seca acende alerta para safra de cana-de-açúcar no Brasil

Agricultura

Matopiba: o império do agronegócio nos limites do Cerrado brasileiro

Inscreva-se

Deixe aqui seu e-mail e receba nossas atualizações.


×

Este site utiliza cookies. Ao fechar este aviso, você concorda. Saiba mais.