O que fazemos?

Somos um Instituto de informação e treinamento nas áreas de ambiente e clima, tendo como base o uso de dados de satélites.

***

Olá! Sejam bem-vindos! 

O Letras Ambientais é um Instituto de informação e treinamento que atua nas áreas de ambiente e clima, tendo por base o uso de dados de satélites, para apoiar na tomada de decisão. Nossa finalidade é popularizar a ciência e as geotecnologias no Brasil, em defesa da conservação das terras e da adaptação à mudança climática. 

Em outubro de 2017, esse projeto surgiu como uma mídia independente de divulgação cientifica, tendo como premissa o jornalismo de soluções ambientais sustentáveis. Em janeiro de 2020, tornou-se o Instituto Letras Ambientais, uma instituição privada, sem fins lucrativos. Desde então, as nossas ações estão focadas principalmente em informação e treinamento, atuado nas seguintes frentes:

Nossos objetivos:

> Divulgação e Popularização da Ciência:

Atuamos para promover a democratização da informação ambiental e climática no Brasil, visando popularizar a ciência para a sociedade, em linguagem acessível. Todas as informações que publicamos são respaldadas em dados, especialmente obtidos por satélites. Isso tem sido possível por meio de uma parceria com o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), desde o início do projeto. Publicamos sobre temas estratégicos como: degradação das terras, desertificação, áreas áridas, secas, previsão climática, El Niño/La Niña, mudança climática, energias renováveis e conservação ambiental no Brasil, especialmente no Semiárido brasileiro. Tudo isso em prol do combate à desinformação nessa área, bem como da construção de uma cultura científica e de compromisso com a proteção dos ecossistemas. 

> Cursos: 

Realizamos treinamentos individuais e corporativos, na área de geotecnologias, visando promover iniciativas de mapeamento e monitoramento ambiental, climático e agrometeorológico, a partir de dados e produtos de satélite. Nesses primeiros anos de atuação, estruturamos o nosso treinamento online em geoprocessamento, em parceria com o Laboratório Lapis. O objetivo é apoiar instituições públicas e privadas, sociedade civil e estudantes, no uso de dados de satélites para mapeamento. Com a emergência climática, diante do aumento da degradação ambiental e da desertificação no Brasil, tornou-se ainda mais premente a necessidade de capacitação nessa área, especialmente no âmbito dos municípios.

> Subsídio a políticas

Os nossos dados e informações têm sido subsídio para apoiar nas políticas públicas. É o caso da recente Auditoria Operacional Coordenada em Políticas Públicas de Combate à Desertificação do Semiárido brasileiro, que integrou vários tribunais de contas dos estados da região Nordeste. O nosso Livro "Um século de secas" foi usado como o principal referencial para fiscalizar as políticas nessa área. 

> Pesquisa

Realizamos e disseminamos resultados de pesquisas científicas de alto nível, em benefício da sociedade. Para isso, estruturamos este site como uma revista eletrônica (ISSN 2674-760X), cujas publicações têm sido amplamente citadas em pesquisas acadêmicas. 

 

Prêmios

Prêmio CONFAP de Ciência, Tecnologia & Inovação – Edição 2023

Finalista 

Áreas áridas no Semiárido brasileiro

 

Esperamos que você aproveite os nossos conteúdos. Aguardamos seu contato.

Abraços, 

Equipe do Letras Ambientais

Inscreva-se

Deixe aqui seu e-mail e receba nossas atualizações.


×

Este site utiliza cookies. Ao fechar este aviso, você concorda. Saiba mais.