Livro gratuito ensina método para processar imagens de satélites



Ouça este conteúdo
Parar este conteúdo

O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) acaba de lançar o Livro “Como dominar o QGIS: o guia definitivo para mapeamento”, pela editora Letras Ambientais. A publicação é destinada a profissionais de diferentes áreas, que usam o geoprocessamento para mapeamento ambiental, climático e agrometeorológico, no QGIS.

O geoprocessamento é um conjunto de técnicas matemáticas e computacionais relacionadas à coleta e tratamento de informações espaciais. O geoprocessamento é feito por meio de sistemas de geoprocessamento, que são softwares de Sistemas de Informação Geográfica (SIG). 

Os SIG’s são usados por profissionais de diferentes disciplinas, para mapear áreas e fenômenos, usando geolocalização. O QGIS é o software SIG mais usado no Brasil e mundo, por ser um software livre e de código aberto, com o avanço da tecnologia compartilhado entre os usuários.

O QGIS é um software de Sistema de Informação Geográfica (SIG) usado para processar dados georreferenciados, desde a sua coleta até a visualização, apresentada geralmente em forma de mapas.

A obra “Como dominar o QGIS” ensina o passo a passo sobre como dominar o método de geoprocessamento “Mapa da Mina”, desenvolvido e registrado pelo Laboratório Lapis, para realizar monitoramento.

O Livro pode ser baixado gratuitamente, clicando aqui

Tecnologia de ponta para mapeamento

Processamento de imagens no QGIS

Livro ensina na prática como processar imagens no QGIS. 

Grande parte dos dados de satélites usados no Livro são oriundos da constelação de satélites PlanetScope, obtidos por meio do Projeto Brasil M.A.I.S (Meio Ambiente Integrado e Seguro), da Polícia Federal, ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil.

Desde janeiro de 2022, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Laboratório Lapis, aderiu ao Programa Brasil Mais, para realizar pesquisas e treinamentos de alto nível, na área de geotecnologias.

A Ufal foi a primeira instituição de ensino no Brasil a aderir ao Programa, assim como também foi, em 2007, a primeira universidade no País a instalar o Sistema EUMETCast, para recepção descentralizada de dados de satélites.

Em contrapartida ao Convênio Brasil Mais, o Lapis oferece dados meteorológicos e ambientais, obtidos pelo Sistema EUMETCast, para apoio às ações da Polícia Federal.

O Programa Brasil Mais incentiva o uso de imagens de alta resolução, a tecnologia mais avançada em sensoriamento remoto, para ações de mapeamento ambiental e combate à criminalidade no País.

A Plataforma permite o acesso e compartilhamento das imagens de satélites diárias, com resolução espacial de 3 metros, adquiridas pela constelação PlanetScope, composta por mais de 130 satélites.

Método de geoprocessamento "Mapa da Mina"

Imagens de satélites no QGIS

Prática ensinada no Livro para gerar imagens de alta resolução. 

O Laboratório Lapis foi fundado há 15 anos, quando seu fundador, o professor Humberto Barbosa, trouxe da Europa e implantou no Brasil, a tecnologia descentralizada de recepção de dados de satélites, chamada "Sistema EUMETCast". 

Desde então, o pesquisador se dedicou a desenvolver metodologias e a treinar pessoas, no Brasil e na América Latina. Humberto defende que a tecnologia do geoprocessamento está disponível para todos, independente da sua área ou profissão.

O Livro gratuito revela o método sobre como utilizar o verdadeiro poder do QGIS. Ensina os caminhos para gerar mapas, processar e analisar imagens, no QGIS.

A publicação contempla resultados das pesquisas, métodos, técnicas, processos e estratégias, testados e utilizados pelo Lapis, ao longo da sua trajetória, sobre o aprendizado de geoprocessamento, particularmente o domínio do QGIS.

Estrutura do Livro gratuito

No Livro “Como dominar o QGIS, o Lapis organizou e disponibilizou o conhecimento que forma a base de todas as estratégias, técnicas, processos e métodos que implementou, ao longo da sua trajetória de 15 anos.

O leitor vai aprender a utilizar o Guia definitivo para dominar o QGIS, o software de geoprocessamento mais usado no Brasil e no mundo, seguindo o método desenvolvido pelo Laboratório Lapis. 

No Livro, revelamos o mesmo método usado pela equipe interna do Lapis, que já levou centenas de pessoas a usar o verdadeiro poder da tecnologia de geoprocessamento, no QGIS. Acreditamos que o conhecimento revelado neste Livro pode transformar a maneira como usuários usam o QGIS, para fazer mapeamento ambiental, climático e agrometeorológico.

O Livro estruturado em 8 capítulos, compartilha questões cruciais aos estudantes e profissionais que usam geoprocessamento e sensoriamento remoto: desde como obter dados de satélites, com tecnologia descentralizada e de baixo custo, como o Sistema EUMETCAST, passando por indicadores ambientais e índices de vegetação, processados no QGIS, até a disponibilização de uma amostra de dados do satélite PlanetScope.

Dessa forma, o próprio leitor poderá baixar o software QGIS, processar e analisar imagens de satélites de alta resolução, gerar mapas e utilizar técnicas avançados para mapeamento, no QGIS.

Além de compartilhar o método “Mapa da Mina”, desenvolvido pelo Lapis, para dominar os pilares do QGIS, a obra também revela um método para se estimar a produtividade da cana-de-açúcar, usando indicadores baseados em dados de satélites.

Para baixar o Livro completo, clique neste link

COMO CITAR ESTE ARTIGO:

LETRAS AMBIENTAIS. [Título do artigo]. ISSN 2674-760X. Acessado em: [Data do acesso]. Disponível em: [Link do artigo].

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos:



Artigos Relacionados

Pesquisa

Os 7 elementos para classificar o uso e ocupação do solo em imagens de satélites

Pesquisa

As 5 mudanças no uso e cobertura da terra na Caatinga nas últimas décadas

Agricultura

Impactos do clima na agricultura vistos a partir de imagens de satélite

Inscreva-se

Deixe aqui seu e-mail e receba nossas atualizações.


×

Este site utiliza cookies. Ao fechar este aviso, você concorda. Saiba mais.